A Trombose se caracteriza pela formação de um coágulo sanguíneo em uma ou mais veias profundas dos membros inferiores (mais comuns) ou dos membros superiores. Este coágulo (trombo) impede a passagem e o fluxo normal do sangue naquele vaso, gerando consequências no sistema circulatório.
O maior risco ocorre, quando esse coágulo se solta e segue pelo corpo até o pulmão, provocando a Embolia Pulmonar – doença que pode ser fatal. Esta, é a mais temida das complicações da trombose venosa.
Na maior parte dos casos o paciente apresenta-se com dor e edema no membro de início súbito. Nos casos de trombose na perna, a panturrilha pode ficar enrijecida e o paciente tem dificuldade para deambular. Também pode-se observar sensação de calor local. Uma grande parcela dos casos tem apresentações atípicas e uma investigação minuciosa é necessária.
Os objetivos do tratamento da trombose são impedir o crescimento do coágulo sanguíneo, impedir que o coágulo se desprenda e provoque uma embolia pulmonar, reduzir a chance de recorrência da trombose e diminuir/evitar sequelas no membro acometido pela trombose.