Pé de Diabético

Pé de Diabético

PÉ DE DIABÉTICO

Pé Diabético é definido como: “Infecção, ulceração e/ou destruição de tecidos profundos associadas a anormalidades neurológicas e vários graus de doença vascular periférica no membro inferior”, portanto, devemos entender que o pé do indivíduo portador de diabetes melito pode apresentar alterações relacionadas aos nervos e circulação, que pode ser agravada pela presença de feridas principalmente se ocorrer infecção.

É importante entender que estas alterações podem se apresentar em intensidade variada, ou seja, desde situações mais simples até as mais graves. Deve-se evitar o entendimento habitual de que o pé diabético se resume apenas aos casos mais graves, como, gangrenas, necroses, abscessos, etc., porque se entendermos assim os estágios iniciais das complicações não serão incluídos na assistência, principalmente as fases iniciais de risco para o desenvolvimento de uma úlcera/ferida, quando as medidas preventivas são fundamentais.

Todos os diabéticos devem ter seus pés examinados para saber em que situação se encontra no momento e daí se definir as formas mais adequadas de tratamento e /ou prevenção. O tratamento propriamente dito depende da alteração que o indivíduo apresenta.

icon-calendar

Agende sua

CONSULTA