Insuficiência Venosa

Insuficiência Venosa

Insuficiência Venosa

A insuficiência venosa crônica se caracteriza por uma lesão nas veias da perna que não permite que o sangue flua normalmente.

O risco de desenvolver insuficiência venosa aumenta com a idade. As mulheres são afetadas com muito mais frequência que os homens. Isso se explica pela diferença na estrutura do seu tecido conjuntivo e pelo hormônio feminino estrogênio. É por isso que a insuficiência venosa também se desenvolve mais frequentemente durante a gravidez, porque a concentração de estrogênio é particularmente alta durante este período. A predisposição hereditária é comumente também uma causa de insuficiência venosa. Nesse caso, vários membros da família serão afetados pela doença. Obesidade e atividades que requerem longos períodos em pé ou sentado também podem favorecer o surgimento de insuficiência venosa.

A insuficiência venosa é o gatilho que desencadeia uma série de sintomas e distúrbios com consequências progressivamente mais sérias.

Aos primeiros sinais de insuficiência venosa, como pernas doloridas, cansadas, pesadas ou inchadas, "veias de aranha" e varizes, um médico especialista deverá examinar as suas pernas.

Com um exame de ultrassom (Doppler), o profissional poderá determinar a condição do seu sistema venoso e detectar distúrbios e coágulos sanguíneos que possam ter-se formado.

Se a fraqueza do sistema venoso, comumente o sistema venoso superficial em um estágio inicial, não for tratada prontamente, ela poderá progredir para varizes e tromboses que também afetam o sistema venoso profundo, como trombose venosa profunda.

Se coágulos sanguíneos se deslocarem da trombose, isso pode levar a embolia pulmonar, com risco de vida. Úlceras venosas das pernas são outra consequência da insuficiência venosa crônica.Aos primeiros sinais de insuficiência venosa, como pernas doloridas, cansadas, pesadas ou inchadas, "veias de aranha" e varizes, um médico especialista deverá examinar as suas pernas.

Agende sua

CONSULTA