Doppler Venoso : O que é e para que serve?

Depois de uma visita ao seu cirurgião vascular, foi solicitado o exame Doppler Venoso, o que despertou algumas dúvidas em você. Afinal, o que é esse exame? Para que ele serve e por que o médico fez essa solicitação? Bom, o Doppler Venoso é um exame muito importante utilizado na Medicina para averiguar a situação atual das suas veias. A partir dele, é possível traçar um diagnóstico mais exato e elaborar um tratamento correspondente às necessidades de cada paciente.

O que é o exame Doppler Venoso e para que serve?

O exame Doppler Venoso é um exame de imagem cujo objetivo principal é investigar a saúde do sistema venoso, composto por veias superficiais e profundas. Também é conhecido como Ultrassom Doppler Venoso, duplex doppler venoso ou Eco Doppler Venoso colorido.

É um exame de ultrassonografia, não causa dor e nem desconforto ao paciente, uma vez que não é invasivo, ou seja, não faz qualquer intervenção cirúrgica ou corte na pele.

O Doppler Venoso expõe para o médico imagens profundas e superficiais das veias, em tempo real, obtidas por meio de ondas de alta frequência.

Essas imagens mostram como está a circulação do sangue, se há formação de coágulos, se existe algum entupimento ou outra alteração decorrente da insuficiência venosa.

Os membros inferiores e a região abdominal são os locais onde o exame Doppler Venoso é aplicado com mais frequência. Quando forem ser avaliados os membros não exige qualquer preparação prévia, porém quando o abdome for ser avaliado pode ser que o médico vascular solicite que o paciente esteja em jejum ou ingira alguma substância para facilitar a visualização das veias que compõem a região abdominal.

Então, se o seu médico solicitou um ultrassom Doppler Venoso é porque ele precisa saber se está tudo certo com a circulação sanguínea do seu corpo ou se há algum problema que precisa ser corrigido.

O exame auxilia no diagnóstico de problemas no sistema venoso, complementando a observação clínica dos sintomas da má circulação, como veremos mais à frente.

Quais os tipos de doppler e quais as indicações do Exame Doppler Venoso?

O Doppler Venoso é utilizado, como vimos, para estudo e avaliação do sistema venoso, aquele que é composto por veias superficiais e profundas.

Existem outros tipos de doppler , como o doppler arterial.

O exame de doppler arterial de membros inferiores e superiores.
tem o objetivo de observar e investigar possíveis alterações no fluxo sanguíneo das artérias (sistema arterial) dos membros inferiores e superiores ou seja, das pernas e dos braços.

A realização deste exame favorece a descoberta de coágulos ou trombos, sinais comuns da trombose tanto arterial como venosa.

Existem também outras variações do ultrassom doppler, cuja indicação vai depender do órgão que está sendo investigado pelo médico especialista. São eles:

• Doppler carotídeo: estuda as artérias cervicais em busca de placas de ateroma (aterosclerose);
• Doppler cardíaco: avalia o fluxo sanguíneo do coração;
• Doppler visceral: estuda veias e vasos dos órgãos abdominais, como fígado e rins;
• Doppler testicular: estuda o fluxo sanguíneo dos testículos;
• Doppler obstétrico: estuda as veias e vasos do feto;
• Doppler transcraniano: estuda as artérias cerebrais.

O Doppler Venoso é solicitado pelo cirurgião vascular ou angiologista quando há suspeita de que exista algo de errado com o fluxo sanguíneo dos vasos. Isto é, quando o sangue não está correndo normalmente nas veias.

Assim, o exame é utilizado para monitorar a circulação do sangue e também para averiguar o risco da incidência de três principais doenças:

Varizes

São veias superficiais, dilatadas, tortuosas e aparentes, que atingem mais mulheres do que homens. As varizes são a manifestação mais comum da insuficiência venosa, causando danos à estética das pernas e à saúde do sistema venoso.

Principais sintomas:

• Dor;
• Dormência;
• Cãibra;
• Cansaço;
• Inchaço;
• Coceira;

Trombose Venosa Profunda (TVP)

Formação de coágulos ou trombos nas veias mais profundas das pernas. Os trombos, quando se desprendem, podem bloquear vasos do pulmão impedindo o funcionamento normal do pulmão. É o que chamamos de embolia pulmonar.

Principais sintomas:

• Dor;
• Inchaço;
• Aumento da temperatura;
• Vermelhidão;
· Falta de ar
· Cansaço
· Dor para respirar

Úlcera venosa;

Ferimento que surge nas pernas em decorrência da má circulação sanguínea, com aumento da pressão do sangue dentro dos vasos.

Principais sintomas:

• Ferimentos de difícil cicatrização;
• Pode ser dolorida ou indolor;
• Alterações no tom da pele;
• Sensação de peso e cansaço;
• Varizes;
• Inchaço.

As varizes, a trombose venosa profunda e a úlcera venosa são alguns tipos de complicações oriundas do mau funcionamento do sistema venoso. Por conta dos riscos que podem oferecer, devem ser diagnosticadas e tratadas o quanto antes.

Além dessas indicações, o exame Doppler pode ser solicitado pelo médico antes de um procedimento cirúrgico de tratamento das varizes, por exemplo.

Quanto tempo dura o Exame Doppler Venoso?
Por ser um procedimento simples, o exame Doppler Venoso é realizado em pouquíssimo tempo. Geralmente, toda a captura de imagens é feita em cerca de 20 ou 30 minutos.

A rapidez do processo também se deve à modernidade do aparelho e demais itens usados na atividade, além da experiência e desenvoltura do profissional que está à frente da tarefa.

Devemos lembrar que o ultrassom Doppler Venoso deve ser realizado preferencialmente por médicos, com prioridade para o angiologista e para o cirurgião vascular.

O exame Doppler pode ser realizado em crianças, adultos e idosos. Não tem contraindicação e nem causa efeito colateral. Também não faz exposição do paciente a raios nocivos à saúde. A intenção é tão somente estudar as veias do indivíduo por meio de imagens.

Onde fazer o Exame Doppler Venoso?
O exame Doppler Venoso é realizado em ambiente hospitalar, clínicas de diagnóstico por imagem e consultórios médicos. Em alguns casos de o paciente precisar o médico pode se deslocar até a casa do paciente levando um aparelho portátil para realizar o exame.

Quando a clínica ou o hospital não realiza o exame, o paciente pode procurar por locais específicos que ofertam esse serviço. Nesse caso, o médico solicitante fará apenas a avaliação das imagens obtidas e documentadas no laudo.

Aqui na clínica, nossos pacientes têm à disposição a realização do exame Doppler Venoso, sem que ele precise se deslocar até outro local para fazer o procedimento. Utilizamos aparelhos modernos e temos especialistas aptos a desenvolver essa tarefa com a segurança e o cuidado necessários a um diagnóstico preciso. Venha nos conhecer e tire todas as suas dúvidas.

DRA. QUISY STORTI

MÉDICA CIRURGIÃ VASCULAR E ANGIOLOGISTA

CRM 139408 RQE 75884

Graduada em medicina pela Faculdade de Medicina de Marília, fez residência em Cirurgia Geral no Hospital Heliópolis, residência em Cirurgia Vascular no Hospital Tatuapé.

Possui pós graduação em Laser, Cosmiatria e procedimentos estéticos no Hospital Albert Einstein e Fellow de ultrassonografia com Doppler na clínica Angiodiagnótico.

Atualmente, atende no Espaço Médico Descomplicado e também na Clínica Natuee no bairro Itaim Bibi realizando tratamento e acompanhamento de todas as doenças vasculares, assim como, tratamento de varizes e vasinhos.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *