Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), doenças vasculares como a trombose venosa profunda, o aneurisma da aorta, o pé diabético e a doença arterial obstrutiva periférica tendem a causar sérios danos à saúde ou levar à morte. Porém, é possível prevenir todas essas complicações ao realizar CHECK-UPS frequentes com um angiologista ou cirurgião vascular.
O check-up vascular consiste em detectar características no paciente que indiquem qualquer tipo de risco de acometimento cardiovascular. Além do histórico de saúde, o angiologista ou cirurgião vascular propõe uma série de exames que indicam lesões venosas conforme for necessário. O angiologista identifica os sinais que provocam as doenças e faz o diagnóstico de qualquer complicação na fase inicial, indicando o melhor tipo tratamento a fim de evitar a sua evolução.
Existem situações em que o problema surge de forma silenciosa, como é o caso dos aneurismas, principalmente os que acometem a artéria aorta. Caso haja ruptura, o risco de morte é bastante elevado. As estenoses (estreitamentos) da artéria carótida também são silenciosas, podendo levar ao AVC (acidente vascular encefálico) ou ‘derrame’, como é conhecido.
Por isso, é imprescindível que o paciente faça regularmente check-ups vasculares. Cuide da sua saúde!